Carregando...

Por que é tão difícil mudar os hábitos?

Quantas vezes você prometeu a si mesmo começar uma dieta na segunda e terminou na terça? Matriculou-se na academia e na semana seguinte bateu uma desmotivação. Parar de comer algo que te faz mal, mas é gostoso parece impossível.

Tudo isso tem a ver com mudança de hábitos. A capacidade de controlar impulsos e desejos está localizada no córtex pré-frontal do cérebro, onde acontecem os processos de planejamento e mudanças de comportamento. Moldado para poupar energia, o cérebro precisa ser reprogramado por nossa força de vontade. Repetir e ressignificar os hábitos é um bom começo. Se o cérebro entende o benefício da mudança e se "acostuma" com as novas ações isso vai se tornando natural ao longo do tempo. Portanto: insista!

O nadador Michael Phelps treinava todos os dias para que seu corpo se acostumasse com os movimentos e o cérebro processasse aquilo como rotina, facilitando a sua busca por recordes. Será que as primeiras vezes foram fáceis para o nadador? Acordar cedo, controlar a dieta? Mas ele insistiu até que ficasse menos difícil. Tornou-se uma dos maiores nadadores da história e o maior medalhista olímpico de todos os tempos. Assim é com atletas de alta performance ou com qualquer um de nós que queira melhorar sua qualidade de vida. Quer perder peso? Pense em suas escolhas a cada refeição e movimente seu corpo, nem que seja por 30 minutos diários. Insistir, mesmo quando sua mente te disser para desistir. Os resultados serão sua maior recompensa.

Dr. Ribamar Cruz

Bem-vindos!